top of page
Buscar
Foto do escritorThais Ferreira

É hora de fazer uma transição de carreira ?

Atualizado: 23 de set. de 2021

Tenho percebido cada vez mais esse questionamento sobre fazer uma transição de carreira ou não.


A geração Y introduziu no mercado o trabalhar por um propósito ou por um significado, gerando na sociedade um anseio que trabalhar por dinheiro ou para o seu sustento não é mais o suficiente.


Adicionalmente a isso estamos vivendo em um mundo cada vez mais rápido, mais tecnológico e mais conectado, o que significa que muitas das profissões que existem hoje não existiam quando estávamos, por exemplo, cursando a faculdade.


Todo esse contexto para te dizer que sim, a probabilidade de você querer fazer uma transição de carreira, aumentou e muito.


Por isso fica a pergunta, esse é o momento de fazer essa transição de carreira ?


Caso esse pensamento esteja pela sua cabeça, você pode pensar nos próximos passos de como realiza-la, primeiro você deve analisar em qual dos cenários abaixo você se encontra:



a) Gosto do que eu faço, mas ganho pouco:


Nesse cenário te recomendo entender se há possibilidades e espaço para que você ganhe mais no seu trabalho atual, nesse contexto vale você refletir se está entregando mais do que o combinado, quais foram os seus últimos feedbacks e se eles foram positivos, além de entender se de fato há espaço para o seu crescimento.

Caso seja negativa as respostas anteriores, vale avaliar a mudança de empresa, porém nessa mudança você deve avaliar além do salário se a cultura e valores da nova empresa correspondem com os seus, precisa ser bom para você e para a nova empresa.


b) Não gosto do que eu faço, mas ganho bem:


Nesse cenário você precisará fazer uma análise interna sua (alô, autoconhecimento!) e se perguntar o que você não gosta no emprego atual ? Exemplos: Tem muitas reuniões ? Você faz quase tudo sozinha, tem muitas burocracias ? Não gosta do formato CLT de trabalho ? , etc.

Após essa analise é entender o que te traz satisfação, o que você gosta de fazer, quais foram os momentos que mais se sentiu realizada na carreira, o que estava fazendo ?

Nesse cenário é importante ter clareza da onde você quer chegar e onde você não quer estar. Pode ser que sozinha você não consiga essa clareza e precise de uma ajuda profissional (olha eu aqui !!), o processo de coaching vai ter ajudar a construir essa clareza.


c) Não gosto do que eu faço e ganho mal:

Esse cenário é o mais difícil de todos, porque provavelmente você está muito infeliz no trabalho, e nós passamos a maior parte do tempo no trabalho, ou seja não é legal viver assim.

Minha recomendação é que você se autoavalie, tanto do lado do seu desempenho atual quanto de onde você quer chegar, peça feedbacks sobre o que você precisa evoluir e sobre quais são os seus talentos. Munida dessas informações entenda se é possível mudar de carreira dentro da sua organização e ainda conseguir uma promoção, avalie se a melhor opção é mudar de empresa (use os questionamentos do tópico "a") ou ainda se você gostaria de partir para o empreendedorismo.

Dependendo das suas respostas, essa transição pode envolver mais riscos, por isso é sempre importante que você tenha ou construa uma reserva de emergência, pois muitas mulheres desistem da transição de carreira no meio do caminho, por questões financeiras.


Espero que te ajude, beijos Thá!











23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page